A pandemia, de certa forma, mudou a forma como as empresas trabalham. Na publicidade e no marketing, as chamadas martechs e adtechs passaram a considerar ainda mais a inteligência artificial em seus processos de atendimento, desenvolvimento e mensuração de resultados.
O pessoal da Pipeline Capital publicou uma nova versão do Scape Report. A edição elaborada em parceria com a IAB Brasil, traz uma reflexão, pela primeira vez, sobre como os dois setores – martechs e adtechs – operam de forma sinérgica no mercado.
Neste post mostraremos alguns pontos da pesquisa e que podem ajudar você nesse processo de transformação digital.
O que são empresas martechs e adtechs?
Antes de mostrar os resultados do Scape Report, precisamos explicar melhor sobre as martechs e adtechs.
Os dois termos estão sendo muito aplicados no marketing e resumem-se em empresas que utilizam a tecnologia como ferramenta de entrega, seja para contato, resultado ou mensuração.
Martech significa “marketing technology” ou tecnologia de marketing português. São empresas ou soluções que relacionam a tecnologia ao marketing. Por exemplo, as ferramentas de CRM e automação, a web analytics, gestão de mídias sociais e outras formas de inteligência artificial.
Já adtech, que significa “advertising technology” ou tecnologia de publicidade em português, está relacionada a empresas ou serviços que usam a tecnologia para entregar conteúdos com mais inteligência.
Muitos profissionais, inclusive, classificam a adtech como um nicho dentro da martech.
Indicadores são essenciais
Um dos pontos que a Pipeline Capital notou no Scape Report foi o quanto as empresas hoje dependem de indicadores de performance, e isso não é uma coisa ruim.
Com a transformação digital, as respostas do marketing são muito mais rápidas e precisam ser acompanhadas com mais afinco.
Uma empresa que não tem um processo de mensuração, perde em vários sentidos. Perde, inclusive, o fluxo do mercado, o que a persona dela mais deseja, etc.
Segmento em crescimento
Pyr Marcondes, sócio da Pipeline Capital, explicou em entrevista que a ideia inicial era mapear apenas às martechs. No entanto, notaram a sinergia e resolveram explorar os dois segmentos.
Segundo o empresário, foi justamente essa necessidade do mercado que resultou na explosão de empresas focadas nos dois segmentos.
Pelo mapa da Pipeline Capital, o Brasil hoje conta com 620 empresas únicas, divididas em sete categorias (ad stack, support, creative suite, metrics, business intelligence, tech e social & activation) e 34 subcategorias.
Business intelligence
Assim como houve o crescimento da performance, o Scape Report apontou que outra área se saiu muito bem no último ano: a de business intelligence.
Aqui merecem destaque quatro subcategorias: data marketing, data science, CRM/marketing automation e loyalty/incentive.
Marcondes, comentou que “se hoje você não tiver cuidado com seus dados, gestão de dados, se não fizer os dados virarem insights para tomar decisões estratégicas, ajudar você na conversão de vendas do seu negócio, se não usar de forma inteligente na área de mídia, por exemplo, você está deixando dinheiro na mesa, está deixando de otimizar a sua operação”.
Outros mapeamentos sobre inteligência artificial
Além do mapa de martechs e adtechs, a Pipeline Capital também lançou outros quatro monitoramentos: Adtechs, E-commerce, Screenscape e Rio Grande do Sul.
A empresa ainda informou que os coordenadores do Scape Report também estão organizando novas pesquisas, dessa vez com recortes regionais. Hoje, existem dois mapeamentos destes em atividades, um no estado de Santa Catarina e outro para a Região Nordeste.
Agora queremos saber. A sua empresa está acompanhando as tendências do mercado? Vamos conversar sobre isso? Entre em contato com nossa equipe!
Com informações de Meio e Mensagem