A análise de dados de um site é fundamental para qualquer tipo de negócio digital. E para entender o sucesso de uma estratégia, não basta avaliar apenas o número de vendas – muitas outras métricas podem revelar informações relevantes sobre seu público e negócio.
É por isso que as ferramentas de web analytics são tão importantes para qualquer página – seja ela institucional, blog ou e-commerce. Muitas destas ferramentas são gratuitas, dando acesso a uma variedade de relatórios, métricas e dimensões personalizadas.
De forma intuitiva, você será capaz de avaliar quais canais de marketing enviam as pessoas para o seu website, de onde os usuários chegam, para onde vão e quanto tempo eles gastam navegando no seu site.
Web analytics: porque o seu site precisa ter?
Um empresário de sucesso precisa ter subsídios para tomar melhores decisões e ter uma presença digital cada vez mais estruturada. Com as informações retiradas dessas ferramentas, é possível melhorar a experiência do usuário, aumentar a taxa de conversão de clientes ou direcionar alguma outra ação, seja online ou offline.
Um dos grandes trunfos ao contar com o poder das ferramentas de web analytics é a produtividade e agilidade na leitura de dados. No entanto, é preciso um profissional capaz de interpretar todas essas informações para retirar a informação relevante dos dados e transformar em um plano de ação efetivo para o negócio.
Além disso, é preciso entender um pouco mais sobre o comportamento do seu público – o que permite ter o seu próprio estudo de tendências. Isso ajuda a descobrir quais são as datas de sazonalidade, produtos que mais vendem, qual o tíquete médio, páginas mais acessadas, entre outros.
A próxima geração do Google Analytics
O Google Analytics 4 é o novo modelo de propriedade, com relatórios diferentes daqueles usados nas propriedades do Universal Analytics.
A vantagem da propriedade do Google Analytics 4 é que você pode usá-la em um site, aplicativo ou nos dois, enquanto as propriedades do Universal Analytics são compatíveis apenas com websites.
O Universal Analytics é a geração antiga do Google Analytics, apresenta relatórios diferentes das propriedades do Google Analytics 4. Essa última configuração ficou disponível para usuários desde outubro de 2020.
Benefícios do Google Analytics 4
O Google Analytics 4 foi criado para permitir escalabilidade do negócio e para mensurar dados através de diversos dispositivos e plataformas. O GA 4 faz uso de machine learning fornecendo previsões e ajudando a melhorar os esforços de marketing das empresas.
Além disso, a nova geração está alinhada com critérios de privacidade que nenhuma outra ferramenta de analytics apresentou até o momento. Tendo em vista o fim do uso de cookies previsto para 2022, a escassez de dados será cada vez maior.
Confira alguns benefícios da nova propriedade:
- Mensura as interações que os usuários têm com o seu negócio através de diferentes dispositivos e plataformas. Isso concede uma compreensão mais completa e expressiva da jornada do visitante;
- Monitoramento contínuo, atendendo às expectativas dos usuários/visitantes quanto à privacidade, permitindo resultados de longo prazo;
- Facilidade na descoberta de insights devido à aprendizagem da máquina do Google.
Passo a passo para criar um relatório de qualidade
Para que você possa usufruir de todos os benefícios do web analytics para seu negócio, o primeiro passo é definir o que está tentando medir. A razão para isso é muito simples: você não pode aperfeiçoar seus esforços de marketing se não sabe o que está tentando aprimorar em primeiro lugar.
A dica é ir além das metas de vendas e também levar em consideração a consistência da marca. Como gestor e profissional de marketing, você precisa entender não somente as razões pelas quais o seu negócio existe, mas também as iniciativas-chave que estão gerando resultados e crescimento.
Evite objetivos muito genéricos – defina seus objetivos da forma mais precisa possível, com números claros que permitam comparar resultados. Também vale criar metas SMART – um acrônimo usado para ajudar profissionais do marketing a melhor definir seus objetivos de negócio.
Os objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Além da metodologia de metas SMART, a metodologia do ciclo PDCA também pode auxiliar na elaboração dos indicadores. O significado da sigla PDCA consiste em: plan (planejar), do (executar), check (checar/controlar) e act (agir).
Precisa de ajuda para instalar uma ferramenta de web analytics e começar a fazer uma boa análise dos dados? Conte com o time da WSI – podemos ajudar !